Grande parte dos pacientes que passam pelo tratamento de um câncer em algum momento poderão fazer radioterapia. Por isso, neste artigo. quero trazer as principais informações sobre este procedimento.

O que é radioterapia?
A radioterapia pode ser usada como tratamento único ou pode ser associada a outros tratamentos, dependendo de cada caso. Trata-se do uso da radiação ionizante para ajudar a destruir o tecido tumoral ou impedir que as células do tumor continuem a crescer. Durante a aplicação da radioterapia, o paciente não sente nada e as radiações não são visíveis.

Como resultado da radioterapia, a doença pode ficar controlada ou o tumor pode até desaparecer. Em alguns casos a quimioterapia é usada em conjunto e os efeitos colaterais podem ou não surgir, dependendo da área que está sendo tratada.

Como é feita a radioterapia?
Existem dois principais tipos de técnicas de radioterapia, e a escolha sobre qual delas será usada depende das particularidades de cada caso, levando-se em conta inclusive a localização do tumor.

Na radioterapia externa a radiação ionizante é emitida por um aparelho direcionado ao local a ser tratado. É feito um planejamento do tamanho, forma e direção do feixe de radiação para atingir com o máximo de precisão o tumor e evitar danificar os tecidos ao redor dele.

Na braquiterapia são utilizadas fontes de radiação interna, que por meio de instrumentos específicos são colocadas perto dos tumores, como um implante radioativo. Esse tipo de radioterapia é realizado no ambulatório, uma ou duas vezes por semana, e em algumas ocasiões requer anestesia.

Possíveis efeitos colaterais da radioterapia:
Não existe um padrão sobre como a radioterapia pode afetar o paciente. Cada um reage de uma maneira. Os efeitos indesejáveis mais comuns são cansaço, reações de pele, perda de apetite ou dor ao engolir, se a radioterapia for feita na região do esôfago, por exemplo.

É muito importante sempre conversar com o médico oncologista e o radioterapeuta sobre todos os sintomas, para que eles possam auxiliar com os efeitos da radiação. Lembre-se sempre de tirar todas as suas dúvidas e comunicar suas sensações.


Dr. José Carlos Barbi – CRM 32705