Quais são as causas?

Antes de iniciar o tema de hoje, preciso esclarecer que este espaço tem intuito informativo, para ajudar com alguma orientação, mesmo que a gente saiba que nada substitui uma avaliação do seu quadro por um especialista. Dito isso, vamos lá?

Bom, provavelmente você já sentiu ou desconforto na região cervical e sabe como isso pode, na melhor das hipóteses, se tornar um verdadeiro incômodo na sua rotina. A boa notícia é que na maioria das vezes o problema é mais simples do que parece e necessita apenas de correções posturais e outras medidas conservadoras. Que tal conhecer algumas causas comuns de dor na coluna cervical?

  • Má postura: parece algo pequeno, mas viver um estilo de vida sedentário ou permanecer sentado por longos períodos todos os dias pode, com o decorrer do tempo, provocar alterações estruturais na coluna. Com os músculos fracos e descondicionados, dificulta a tarefa de manter a coluna em alinhamento neutro. Pessoas que trabalham sentadas no computador, por exemplo, podem projetar muito sua cabeça e ombros para frente, colocando mais pressão nos ossos, discos, músculos, ligamentos e tecidos da coluna vertebral.
  • Levantar objetos pesados: o grande perigo aqui é levantar algo pesado e esquecer de manter a coluna alinhada, podendo causar um certo estresse na parte superior das costas, e dor.
  • Uso excessivo: seja praticando exercícios ou fazendo uma mudança, colocar essa região da coluna em mais trabalho do que o habitual pode desencadear tensão muscular, entorse de ligamentos e inflamação.
  • Acidente/trauma: acidente automobilístico, colisão em esportes, queda, etc… podem lesionar as estruturas da coluna vertebral, ocasionando, em um primeiro momento, dor.

A causa ainda pode ser a combinação desses fatores, como uso excessivo e levantar algum peso de forma inadequada, culminando em uma lesão mais acentuada. Por outro lado, existem causas mais incomuns, mas que também provocam quadros de dor na parte superior da coluna, tais como: hérnia de disco cervical, deformidade, fibromialgia, artrite e tumor. Daí a importância de consultar-se com um especialista sempre que sentir dor ou desconforto.

 

Dr. José Carlos Barbi – CRM 32705