Sensação de contratura, músculos rígidos, dores nas articulações. O frio chega e com ele chegam as dores dessa estação, trazendo a necessidade de maiores cuidados para prevenir o início ou o agravamento de sintomas na coluna. Sim, existe uma explicação sobre porque sentimos mais dor no frio. Vamos entender?

O primeiro ponto é que o corpo muda no inverno. Essa máquina que somos é uma máquina biológica e precisa se adaptar a condições externas para manter o seu funcionamento interno. Para adequar suas funções, por causa das baixas temperaturas, acontecem as seguintes adaptações:

  • Ocorre vasoconstrição, ou seja, vasos sanguíneos ficam mais estreitos
  • O fluxo sanguíneo diminui
  • O metabolismo se torna mais lento
  • Há um aumento da sensibilidade à dor
  • Os músculos se retraem, encurtando as fibras musculares

Sim, contrair é uma reação natural dos músculos ao frio e isso pode causar tensão na coluna e nas raízes nervosas. Pessoas que já têm dores na coluna sentem uma piora dos sintomas e outras pessoas começam a perceber dor nas costas pela primeira vez. Uma vez que o frio aumenta a sensibilidade à dor, pacientes com dor crônica podem sentir mais desconforto nesse período.

Mas não são só os músculos que reagem às baixas temperaturas. Os ossos e articulações também são atingidos. O que acontece é que a contração muscular provoca uma pressão maior nas articulações, aumentando o atrito na região. Tais alterações biomecânicas limitam a articulação, levando a uma dificuldade de movimento.

Quero te alertar que um agravante para as dores no frio é a falta de movimento. Quando a temperatura cai, a tendência é que as pessoas fiquem mais paradas, permanecendo mais tempo no sofá ou na cama, debaixo da coberta, tomando chás para aquecer. E, muitas vezes, ficam longas horas em posições que são prejudiciais, sobrecarregando alguns grupos musculares.

Mas o que pode ser feito para minimizar os sintomas e atravessar o inverno com mais conforto e menos dor?

Uma atitude que faz diferença nas dores na coluna no frio é se manter em movimento. Não deixe de realizar exercícios nessa época do ano. Você pode realizá-los em casa se o frio lá fora te desencorajar. Uma série de 15 a 20 minutos de alongamentos diários vai beneficiar seus músculos e articulações. Se possível, mantenha na sua rotina os exercícios de fortalecimento muscular. Vai ajudar a manter o fluxo sanguíneo no local e aquecer o músculo.

Além disso, esteja atento à sua postura. Não há como escapar da dor se você permanecer longos períodos em uma mesma posição, deitado apoiando a cabeça no braço do sofá, por exemplo. Por mais confortável e quentinho que esteja, mude de posição e escolha formas de deixar sua coluna mais alinhada. Também tenha atenção aos movimentos diários. No frio, o simples ato de abaixar para pegar a meia, se feito de maneira descuidada, torcendo a coluna, pode provocar espasmos e até travar.

E, claro, mantenha seu corpo aquecido com agasalhos, meias, cachecóis, gorros e o que for preciso.


Dr. José Carlos Barbi – CRM 32705