Como envelhecer de bem com ela?

Antes de mais nada, vamos refletir: quando falamos em dor na coluna, você logo pensa em uma imagem de um idoso com limitações de mobilidade? Pois bem. Este talvez seja o cenário vislumbrado por todos. Por outro lado, ele não traduz a realidade, uma vez que dor na coluna é uma das principais causas de afastamento do trabalho. Viu só? Pessoas que ainda estão ativas!

Em contrapartida, é correto afirmar que o processo de envelhecimento pode implicar patologias desencadeadas por desgaste ósseo. Contudo, a verdade é que mesmo nesses casos é possível proteger a saúde da sua coluna, simplesmente adotando hábitos saudáveis. Vamos conhecer alguns?

  • Em busca da postura alinhada: pode parecer banal, mas é fundamental no cuidado da saúde da coluna, uma vez que algumas horas diárias em posição inadequada podem causar problemas e dor na coluna em poucos meses.
  • Exercite-se: o sedentarismo é uma das causas mais frequentes de desconfortos da coluna e de diversas patologias. Portanto, procure uma modalidade que mais te agrade e saia o sedentarismo.
  • Mantenha seu peso corporal adequado: grande parte das patologias degenerativas da coluna está associada ao aumento de peso. Dessa forma, a diminuição da relação massa magra/gordura corporal afeta positivamente a pressão e sobrecarga sofridos nos discos intervertebrais.
  • Não fume: além de todos os malefícios, o tabaco contém substâncias químicas que diminuem a chegada de nutrientes aos ossos e discos intervertebrais. E o resultado aos tabagistas é uma maior propensão à osteoporose, fraturas, além dos discos sofrerem um desgaste mais acelerado.
  • Vitamina D e cálcio: essas substâncias trabalham em sinergia, uma vez que a vitamina D ajuda o nosso organismo a absorver o cálcio ingerido de forma mais eficiente. Sendo assim, baixos níveis da vitamina aumentam as chances de osteoporose, do amolecimento dos ossos em adultos e até raquitismo em crianças.
  • Tenha bons hábitos alimentares: ao passo que existem alimentos que levam o nosso organismo a processos inflamatórios e patologias, consumir alimentos com alto valor biológico é fundamental para manter bons níveis de nutrientes essenciais aos ossos, ligamentos, músculos, discos e nervos.

Lembre-se: a prevenção é sempre o caminho mais saudável.