Veja quais são os sinais

A dor é sinal indicativo de que algo está acontecendo com o seu corpo. Hoje em dia se vive uma rotina acelerada, com pouco descanso, sem prestar muita atenção à postura e, muitas vezes, colocamos uma sobrecarga na coluna, seja pelo sedentarismo ou pelo excesso de atividade.

Como consequência, começam a surgir os sintomas. Em muitos casos, a dor pode manifestar um problema simples, como é o caso da dor muscular por sobrecarga ou esforço. Em outros, pode esconder um problema mais sério, como um câncer na coluna. Por esse motivo, não podemos ignorar os sintomas quando eles incomodam. Os tumores são a terceira principal causa de problemas na coluna e é importante ficar atento aos sinais para que o tratamento possa começar o mais cedo possível. Somente uma avaliação específica, feita por um especialista, poderá diagnosticar a doença.

Existem alguns sinais e sintomas característicos da dor provocada por um câncer. Você pode conhecê-los e ficar atento. Na presença deles (e em caso de dúvida), procure um médico:

  • Dor com características específicas. O primeiro sinal de alerta para tumores na coluna são dores noturnas e que não necessariamente têm relação com movimentos, posturas específicas ou atividade física exagerada. Dependendo do tumor, a dor pode ser constante e o paciente sente que não encontra momentos ou posições de alívio.
  • Perda de peso. Na presença de um câncer, o corpo pode manifestar alguns sintomas gerais como, por exemplo, febre, fadiga ou a perda de apetite. Isso pode levar ao emagrecimento sem uma razão específica. Fique atento se, além da dor, o corpo manifesta algum desses sintomas.
  • Formigamento e/ou paralisias. Dependendo da localização e do tamanho do tumor, ele pode comprimir nervos e até mesmo a medula espinhal. Essa compressão nervosa pode provocar alterações na sensibilidade, formigamentos, dormências, ou também alterações motoras, levando a fraquezas e paralisias. Uma vez que é da coluna que parte a inervação das extremidades do corpo, esse sintomas podem estar presentes não só no local na coluna, mas também nos braços e nas pernas. Se não tratada, a compressão pode levar a danos irreversíveis.
  • Fraturas. Se a dor piora durante a realização de determinados movimentos, ao ficar de pé ou durante a tosse ou espirro, pode ser o indicativo de uma fratura patológica por conta do enfraquecimento ósseo provocado pelo tumor. Elas não necessariamente surgem com o tumor, mas podem acontecer.

É muito importante observar o próprio corpo e reconhecer os sintomas para que a doença seja diagnosticada o mais precoce possível. Isso aumenta a possibilidade de sucesso no tratamento. Na dúvida, procure um especialista.

 


Dr. José Carlos Barbi – CRM 32705