Pode afetar os ossos?
Antes de responder a pergunta do título, é preciso enfatizar: o sol é muito importante para a saúde óssea, devido à ativação de vitamina. Dessa forma, se esconder completamente do sol e não manter bons níveis da chamada “vitamina do sol”, não é uma escolha saudável. Por outro lado, se expor sem proteção, em períodos prolongados e durante horários não recomendados, também não é uma estratégia benéfica. Como tudo na vida, o equilíbrio é o melhor caminho. Dito isso, vamos retomar à questão de hoje.
Bom, a resposta é: sim, o câncer de pele pode afetar os ossos, porém, não todos os tipos da doença. Basicamente, existem dois tipos de câncer de pele, os não melanomas e o melanoma. Esse último é o mais grave e possui grande potencial de metástase – quando o câncer se espalha para outros locais do corpo – podendo afetar os ossos.
Como sei que os sinais e sintomas sempre são uma dúvida frequente, separei alguns mais comuns, embora isto possa variar em cada caso.
- Dor óssea que piora durante a noite;
- Ossos fragilizados;
- Dores fortes nas costas e pescoço;
- Dificuldade de urinar;
- Níveis elevados de cálcio no sangue.
Infelizmente, diante do diagnóstico de um câncer metastático, não podemos falar em cura, mas existem tratamentos que melhoram muito o prognóstico do paciente. É por isso que é tão importante um diagnóstico precoce do melanoma, uma vez que as chances de remissão da doença são grandes em estágio inicial.
Previna-se!
Posts relacionados
08/06/2021
Densitometria óssea: o que é, para que serve e como é feita
Você já ouviu falar no exame de…