Pode afetar o osso?

Antes de responder à pergunta do título, vamos conhecer alguns números. Afinal, este é o mês de conscientização do câncer de próstata – o tipo de câncer mais frequente entre os homens (estima-se que 60 mil novos casos da doença são registrados no Brasil). Acredita-se que o número pode ser ainda maior, uma vez que existe uma debilidade no rastreamento e baixa procura da população por atendimento.

Além disso, esse tumor tem crescimento lento e não apresenta sintomas clássicos, daí a necessidade de fazer um check-up anual. Vale lembrar que maus hábitos constituem um grande fator de risco.

Apesar dos sintomas serem atípicos, a patologia pode ser dolorosa, principalmente se disseminar para outros órgãos, sendo o osso o mais frequentemente atingido. Além da dor, a metástase óssea pode provocar outros problemas como fraturas ou aumento dos níveis de cálcio sanguíneo. Os locais do osso mais atingidos são: coluna, quadril e costela.

É importante dizer que quando precocemente diagnosticado, tanto o câncer de próstata quanto a metástase óssea possuem bons prognósticos, quando comparados a outros tipos de câncer.

Previna-se e nunca negligencie sua saúde. Faça um check-up anualmente.