O que pode ser?

Você já ouviu alguém se queixar de dor nos ossos? Provavelmente não, uma vez que é quase impossível identificar a origem da dor. Até mesmo um especialista precisa confirmar o diagnóstico por meio de exames clínicos e de imagem.
É por isso que muitas vezes a dor óssea pode ser confundida com uma simples dor muscular ou até articular. Então, a minha primeira recomendação é: procure um ortopedista para investigar a fundo a origem da sua queixa. Dito isso, separei para você algumas causas mais prováveis de dor nos ossos. Vamos lá?

  •  Dor causada por choque: é uma das mais fáceis de identificar, já que ela aparece logo após um choque ou colisão. Nesse caso, a dor intensifica quando aplicamos peso na parte afetada pelo “golpe”. É possível que o paciente apresente melhora em até três dias de repouso. Por outro lado, no caso de fratura, a dor permanece por mais tempo e necessita de um tratamento e recuperação especiais.
  • Dor causada por osteoporose: como já disse por aqui, é uma patologia que pode permanecer silenciosa até que ocorra uma fratura e, nesse caso, provocar dores agudas.
  • Dor pela osteomielite: trata-se de uma infecção óssea causada por bactérias, fungos ou até vírus. Entre outros sintomas, como febre e náuseas, essa doença também provoca dor nos ossos.
  • Dor por leucemia: embora esse tipo de câncer que surge na medula óssea se manifeste por meio de sintomas como manchas roxas ou pontinhos vermelhos na pele, o paciente também pode passar por um quadro de dor óssea.
  • Dor desencadeada por câncer ósseo: enfermidade que, acompanhada da dor nos ossos, também causa cansaço desmedido e emagrecimento acelerado.

Como você viu no artigo de hoje, a dor óssea pode ser causada por uma patologia de fácil tratamento, como também por quadros mais graves. Por isso, não negligencie sua dor, procure um especialista.