Tecnologia a favor da ciência

Olá, seja muito bem-vindo! É com muita alegria que inauguro este espaço dedicado a todos que buscam informação atualizada e simplificada sobre a coluna vertebral. Aqui, caro leitor, você vai poder ler desde temas sobre novas técnicas cirúrgicas até dicas para ter uma coluna mais saudável.

E para começar, nada melhor do que falar sobre um dos assuntos mais debatidos e estudados na área de cirurgia da coluna: os chamados procedimentos minimamente invasivos.

É possível que os termos “cirurgia” e “coluna” na mesma sentença possam dar calafrios na maioria das pessoas. Ademais, em um passado não tão remoto, os procedimentos cirúrgicos na ortopedia eram cirurgias que envolviam cortes maiores e, por consequência, maior tempo de recuperação e riscos inerentes.

Por outro lado, esse cenário tem se modificado com o uso das tais técnicas minimamente invasivas em diferentes quadros e patologias. Bom, mas vamos ao que interessa. Afinal, o que são esses métodos?

Referem-se a um conjunto de procedimentos que visam tratar condições relacionadas à coluna vertebral de uma forma menos agressiva ao corpo, proporcionando, assim, uma recuperação mais rápida, um retorno mais breve às atividades rotineiras, além, é claro, de apresentar menor risco de complicações cirúrgicas e pós-operatórias. O risco de sangramento e infecção, por exemplo, é menor, uma vez que os cortes são pequenos e, em alguns casos, são utilizados equipamentos como endoscópio.

Em poucas palavras, o objetivo dessa abordagem é preservar as estruturas ao redor do local a ser tratado, focando diretamente na lesão e proporcionando, além dos benefícios já citados acima, mais eficiência.

Em quais casos essas técnicas são indicadas?

Na maior parte dos casos, os métodos minimamente invasivos são empregados em doenças degenerativas da coluna, como é o caso das hérnias de disco e bicos de papagaio (osteófitos). Entretanto, existem outras aplicabilidades, como em fraturas, tumores e deformidades.

Quer saber mais sobre o tema? Então me acompanhe por aqui e conheça novidades e dicas sobre assuntos relacionados à saúde óssea, sobretudo, à coluna. Até o próximo!