Lesão benigna causada por um falha no crescimento ósseo

No post de hoje vamos falar de uma lesão benigna que, embora seja desencadeada por uma falha no crescimento ósseo (ainda na infância), costuma ser diagnosticada entre os 20 e 50 anos de idade. Então vamos entender melhor a patologia?

Basicamente os encondromas são tumores que afetam a cartilagem que fica dentro dos ossos. Comumente são assintomáticos, de modo que não é perceptível ao paciente. Não dói, não incha, e geralmente é descoberto a partir de exames  solicitados por outros motivos – como dores articulares pós-traumáticas.

Em qual local essa lesão acostuma aparecer? É mais comum nas mãos, mas também é frequente no fêmur e úmero, e mais difícil na coluna e na pelve. Em grande parte dos casos, a lesão acomete apenas um osso e quando é múltipla está associada a duas síndromes: a doença de Ollier e a síndrome de Maffucci.

É importante dizer que apesar do encondroma ser benigno, existe um risco de 1% de malignização, que seria a transformação em um câncer ósseo – o condrossarcoma. Quando o paciente tem múltiplos encondromas, essa chance aumenta: cerca de 30% na doença de Ollier, podendo chegar a 100% em indivíduos com síndrome de Maffucci. É por isso que, ainda que benigno, é importante identificar e tratar a lesão precocemente.

O tratamento costuma ser apenas um acompanhamento da lesão, se houve crescimento, se prejudicou outros ossos, etc.

Consulte um especialista para saber mais. Aguardo você no próximo tema aqui no blog!