O que você precisa saber sobre

Dor na coluna, sobretudo na região cervical é bastante comum. Mas pode ser desde algo simples até uma condição que requer mais atenção. Se você quer saber mais sobre essa dor, me acompanhe até o final deste post.

Bom, o pescoço (ou cervical) é uma estrutura envolvida por nervos, ossos, articulações e músculos que são direcionados pelo cérebro e pela medula espinhal. Sua função é promover força, estabilidade e comunicação nervosa. São vários os problemas que podem causar dor na região cervical. No caso de “irritação” nas vias nervosas, a dor pode irradiar para ombro, cabeça, braço e mão. Quando isso ocorre na medula espinhal, pode causar dor nas pernas e outras áreas abaixo do pescoço.

É importante dizer que, na maioria dos casos, a dor desaparece dentro de alguns dias ou semanas, mas quando o quadro doloroso persiste por meses, é importante procurar um especialista para avaliar mais de perto.

Além disso, é correto dizer que a dor no pescoço é mais comum em adultos, mas pode sim ocorrer em qualquer faixa etária. Ela, ainda, pode se manifestar repentinamente como em uma lesão ou se desenvolver ao longo dos anos – o que sinaliza um possível desgaste, que pode ser causado por maus hábitos, como má postura.

Prevenção: de uma forma geral, essa dor pode ser controlada com autocuidado, descanso, exercícios, alongamentos e, sobretudo, melhora de postura. No caso da dor continuar, é imprescindível que se procure um especialista, uma vez que existem – embora raras – doenças graves que causam desconforto na região.