E os danos à saúde óssea

Não é novidade que o sedentarismo pode desencadear uma série de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão e até alguns tipos de câncer. E como neste mês celebramos o Dia do Atleta, que tal conhecermos um pouco dos danos que a falta de atividade física pode acarretar à sua saúde óssea?

  • Hipotrofia muscular e encurtamento: sem o estímulo do exercício, o nosso sistema muscular entra em hipotrofia, ou seja, há uma perda de força e de volume dos músculos. Quadro este que se agrava ao longo dos anos e compromete a qualidade de vida. Além disso, o sedentarismo contribui para o encurtamento dos músculos. Isso ocorre devido à perda de elasticidade, que faz com que as fibras musculares tornem-se encurtadas, reduzindo a capacidade funcional do músculo e causando desequilíbrios posturais.
  • Desvios posturais: permanecer sentado ou deitado por tempo prolongado faz com que os músculos se mantenham contraídos, enquanto outros relaxam, favorecendo os desvios. E a falta de atividade física agrava esse problema, causando dor e outras queixas.
  • Enfraquecimento ósseo: enquanto a prática regular de esporte transmite ao tecido ósseo uma mensagem de que ele precisa aumentar a própria massa, para resistir aos impactos, a falta dela emite a resposta contrária, o que leva ao enfraquecimento ósseo.

Vale lembrar: conte sempre com um profissional para te orientar na prática de qualquer modalidade esportiva. Se você possui uma patologia ortopédica, converse com o seu ortopedista.