Hoje vim falar com vocês sobre uma das técnicas de cirurgia minimamente invasiva que tem sido amplamente utilizada no tratamento de diversas patologias da coluna. Tais cirurgias minimamente invasivas foram desenvolvidas a partir dos avanços da tecnologia e do interesse na modernização do tratamento cirúrgico em busca de resultados cada vez melhores. São a tendência em tratamento de coluna e muitas pesquisas têm surgido mostrando que são métodos seguros e confiáveis, com alto índice de satisfação dos pacientes com o resultado.

Para a cirurgia minimamente invasiva da coluna, o endoscópico vem sendo aprimorado e demonstrando sucesso progressivo. Nesse tipo de cirurgia, é feita uma pequena incisão na pele, menos de 1cm, e por essa incisão é introduzido um dilatador por onde o endoscópio chega ao local da lesão. É, portanto, uma cirurgia realizada por vídeo, o que permite que o cirurgião tenha melhor visualização do tecido que está sendo operado.

As principais vantagens do uso dessas técnicas são uma incisão cirúrgica menor e menos agressão aos tecidos moles (músculos, ligamentos e cápsulas articulares facetárias). Menos agressão leva a menos dor local e menor tempo de recuperação. Isso permite um retorno mais precoce ao trabalho também às atividades de lazer e esportivas.

A opção pelo uso de técnicas minimamente invasivas é uma tendência na medicina e a cirurgia endoscópica tem se mostrado uma técnica segura e eficaz com resultados comparáveis à abordagem tradicional.

Importante lembrar que cada caso é único e a escolha do tratamento deve considerar a individualidade. Aproveite suas consultas para tirar todas as dúvidas com o especialista que está cuidando do seu caso.