Tecnologia e segurança na cirurgia

Em um passado não tão distante, o cirurgião só podia visualizar com precisão o local a ser operado quando o paciente já estava na mesa de cirurgia. Isso porque os exames de imagem não são capazes de fornecer com exatidão a real situação da área afetada.

Graças à tecnologia bem aplicada à ciência, essa realidade mudou: atualmente é possível fazer uma impressão 3D do biomodelo em tamanho real da parte do corpo a ser tratada. Como? Por meio do exame de tomografia computadorizada faz-se uma reprodução acurada e fiel de um órgão ou estrutura que necessita de intervenção cirúrgica. A partir daí, podemos planejar a cirurgia minimizando riscos e prevendo possíveis intercorrências.

Como pesquisador do Centro Tecnológico da Informação Renato Archer, realizo essa técnica desde 2012 e venho aprimorando o estudo e a aplicação nesse método. Hoje vou contar mais para vocês dos benefícios e usos dessa tecnologia.

  • Diagnóstico: a reprodução da estrutura de interesse, como lesões, tumores e etc permite ao cirurgião analisar com segurança o verdadeiro estado do paciente.
  • Mais segurança: se para um especialista um exame de imagem fornece uma visão mais simplista do que está acontecendo, para o paciente essa compreensão fica ainda mais nebulosa. Dessa forma, os biomodelos facilitam tanto a comunicação médico-paciente, quanto o entendimento deste.
  • Planejamento cirúrgico: como já citado mais acima, essa técnica permite ao profissional avaliar com cautela e precisão o que poderá ser feito durante a cirurgia, antes mesmo do paciente entrar na sala de cirurgia. Além disso, o cirurgião saberá quais materiais serão utilizados, tamanho de parafusos e afins. Sendo assim, torna-se possível visualizar quais as dificuldades do caso e precaver complicações.

Agora, vamos entender quais os benefícios inerentes à prática?

  • Menor tempo de cirurgia e de recuperação.
  • Preserva áreas não afetadas.
  • Reduz a possibilidade de erros.
  • Facilita o acesso (visão 3D do paciente).

Gostou do tema de hoje? Compartilhe comigo nos comentários ou nas redes sociais. Obrigado!