A importância dos cuidados

É fato que atualmente as abordagens terapêuticas para patologias da coluna vertebral são quase sempre conservadoras e, nos casos em que a cirurgia se faz necessária, os métodos utilizados são minimamente invasivos.

Essa visão mais atual compreende a ideia de que muitos quadros podem ser amenizados ou curados sem uma intervenção invasiva. Ainda assim, é preciso dizer que mesmo com as técnicas percutâneas (minimamente invasivas), o cuidado pós-operatório do paciente influenciará diretamente na sua recuperação e consequente retorno às atividades normais.

É por meio desses cuidados que se garante uma diminuição do risco de complicações, como má cicatrização, infecções, maior de tempo de dor, etc. Importante falar que mesmo que não haja dor nos primeiros dias pós procedimento, não quer dizer que o seu corpo não precise de um tempo para se recuperar.

Mas além do tempo de repouso recomendado pelo seu médico, a fisioterapia direcionada e adequada ao seu caso é fundamental para o processo de reabilitação. Vale lembrar que mesmo após a liberação do fisioterapeuta e do seu ortopedista especialista, é preciso continuar o trabalho de fortalecimento por meio de uma atividade física (orientada e supervisionada).

Outro ponto é importante é a alimentação. Ingredientes ricos em carboidratos refinados, como farinha e açúcar, são pró-inflamatórios, o que pode afetar negativamente a sua coluna, principalmente em caso de patologia ou cirurgias. E, por fim, ter uma boa noite de sono é fundamental para que vários processos metabólicos funcionem bem e mantenham o equilíbrio do organismo.

Para anotar: escute e siga as instruções do seu médico e leve a sério todas as recomendações pós-cirúrgicas. Isso será determinante tanto na sua reabilitação quanto na manutenção da sua qualidade de vida.