Mulheres sentem mais dores nas costas do que os homens?

Mais cuidadosas com a saúde, a questão que sempre deixa uma “pulga atrás da orelha” delas é: Por que mulheres sentem mais dores na coluna do que homens? É realmente verdade essa afirmação?

Antes de falarmos de questões hormonais, vamos entender os hábitos mais comuns às mulheres que podem fazer com que a incidência de doenças seja maior neste grupo. Carregar bolsa pesada no ombro é um costume que todas as mulheres têm. Há quem diga que o uso excessivo de salto alto, por mudar a postura correta do nosso corpo, também influencia nesses quadros dolorosos, principalmente na região lombar.

Por outro lado, maus hábitos que não é exclusivo ao sexo, têm papel importante no desenvolvimento de patologias e consequentemente dor.

Sedentarismo, obesidade e tabagismo pode ser considerado a tríade vilã da saúde da mulher. Além disso, a dor na coluna pode ser sim a manifestação de algumas doenças, tais como: depressão, fibromialgia, câncer, artrites, hérnia de disco, osteoartrose, cálculo renal, aneurisma de aorta, úlcera gástrica, entre outras.

Bom, e no caso do público feminino, os hábitos inadequados somados a endometriose e outros fatores hormonais, podem agravar ainda mais os problemas. Seios volumosos também podem desencadear uma série de condições, uma vez que o peso faz com que a coluna se curve para frente. A solução? Bom, como as particularidades hormonais são inerentes ao sexo, o que pode ser feito é a mudança de hábitos. Tomar cuidado com bolsas pesadas no ombro, largar vícios danosos como o cigarro, não ceder ao sedentarismo e estar sempre atenta aos sinais do seu corpo.